História

Em 1996, no departamento de investigação da unidade fabril Valbopan, em Famalicão da Nazaré, é iniciado um trabalho de investigação para desenvolver e melhorar produtos à base de madeira, já existentes no mercado.

Em 1998 é desenvolvido um produto único e inovador, à base de madeira, com cor em toda a espessura e com características específicas de resistência físico-mecânica: nasce o Valchromat.

O Valchromat é lançado em Paris, durante a edição da Approfal.
A unidade fabril Valbopan, SA é distinguida com o 1º Prémio de Apresentação de Produto e o 1º Prémio de Inovação Tecnológica.

Desde então este produto tem sido submetido a vários testes industriais que permitiram atingir o estado de maturidade em que se encontra hoje em dia. Em cooperação com fabricantes, arquitectos e técnicos, foram claramente comprovados os benefícios técnicos, económicos e estéticos da sua utilização.

Actualmente, fruto de um excepcional empenho de promoção junto de arquitectos, designers, decoradores e carpinteiros, o Valchromat está presente nos quatro cantos do mundo, contando com uma rede alargada de distribuidores.